top of page

Sobre Nós

O projeto foi fundado em 2021, na EB/S de Arcozelo que é hoje considerada a sua Escola Sede.

Nasceu numa aula de Geografia A, sendo os seus fundadores a professora Carla Sofia Magalhães e os seus alunos da turma 10º B, desse ano letivo (2021/2022). Têm assumido um papel de relevo, ao longo destes três anos de existência, as alunas: Ana Francisca Pinheiro, Soraia Gomes, Carolina Lima e Ana Beatriz Pinheiro.

O projeto tem como professoras Coordenadoras/Responsáveis nas diferentes escolas: Elisabete Rodrigues, na escola sede - Escola EB/S de Arcozelo, desde 2022; Casimira Pinto, na EB 2/3 António Feijó, desde 2023; Elisa Dantas, na escola Secundária de Ponte de Lima, desde 2024.

A cada ano, este projeto está a crescer em número de ações solidárias e número de voluntários, estando a replicar-se e a formar-se uma "rede de escolas” no concelho de Ponte de Lima que promove, desenvolve e valoriza ações de voluntariado, solidariedade e sustentabilidade.

É antes de mais, um projeto que promove a Cidadania, onde se destaca a entreajuda entre os jovens estudantes, a comunidade escolar e a comunidade Local.

Para concretizar os seus objetivos conta com vários parceiros: Juntas de Freguesias da área de influências das escolas, que cedem o transporte e o espaço para o desenvolvimento de diversas atividades; GNR, na identificação dos idosos mais carenciados e visitas mensais; Intermarché de Ponte de Lima, campanha de recolha de alimentos para os cabazes solidários.

Grupo_2021-2022.jpg

Foi criado um logotipo pelos alunos da turma fundadora através de um concurso na própria disciplina e a vencedora foi a aluna Ana Francisca Pinheiro.

O significado é o seguinte:

- cores amarelo e roxo, por serem as cores do município e do agrupamento de escolas;

- borboleta, significa a transformação que o projeto poderia vir a ter na vida dos voluntários e dos beneficiários;

- pingo/mancha a espalhar-se, significa a vontade de “contagiar” outros alunos da escola de Arcozelo e de outras escolas do município, ou seja, o crescimento e alargamento do projeto.

Contentores

 

Construção de uma sala polivalente na escola sede do projeto, onde os voluntários possam reunir, planear e desenvolver as atividades. Este espaço também é fundamental para acomodar as doações de alimentos, vestuário, entre outros.

Os contentores foram conseguidos através da participação no primeiro Orçamento Participativo de Ponte de Lima. Contudo, é necessário concluir a obra (Isolamento, pavimentação, eletrificação, canalização e climatização …) e adquirir o recheio (mesas, cadeiras, prateleiras e armários ...).

Contentor.jpg
bottom of page